Plano de Negócios

A importância do plano de negócios

Muitos empreendedores fecham as portas de suas franquias por não saberem o quão importante é um plano de negócios para o desenvolvimento do empreendimento. Segundo dados do SEBRAE, o número de novos negócios que fecham no primeiro ano chega a 30%.

É de suma importância para você, empreendedor, que quer abrir a sua franquia, saber o que é, as funções e benefícios que um plano de negócios bem elaborado pode trazer para a sua empresa.

Afinal,  o que é um plano de negócios?

O plano de negócios, ou plano empresarial, é um documento que representa um modelo de negócios a ser criado, contendo todas as características do mesmo, e que servirá de apoio para a gestão interna de modo que todos os objetivos sejam atingidos e que os interesses e ações para chegar aos mesmos estejam alinhados. O plano de negócios nada mais é do que um planejamento de como se abrir, manter-se e lucrar com a empresa em questão.

Quais as funções e vantagens de se ter um plano de negócios?

Plano de negócios

A importância do plano de negócios

  • O plano de negócios propicia uma análise de viabilidade do negócio, procurando minimizar os riscos.
  • Ele auxilia também, entre outras coisas, o empreendedor a entender melhor os aspectos financeiros do seu negócio e serve como uma ferramenta para a solicitação de empréstimos e financiamentos.
  • Ele oferece de forma detalhada, um planejamento estratégico de o que, por quem e como seram feitas as tarefas;
  • Têm se uma base para saber qual será o custo total do negócio e o prazo para o retorno do investimento;
  • O plano de negócios deve ter uma seção destinada a comparar os pontos fortes e fracos do negócio em relação aos seus concorrentes;
  • Por meio deste planejamento, o empreendedor tem por escrito as características do negócio, seus objetivos e suas principais vantagens competitivas;
  • O plano representa ainda um guia para a empresa tanto a curto como a longo prazo, por meio de metas e objetivos previamente determinados;
  • Além dos fatores previamente citados, o plano constitui-se como uma ferramenta de apresentação a outras partes interessadas como um futuro investidor, os próprios clientes e até mesmo o governo caso o empreendedor esteja almejando um financiamento público.

Dessa forma, um plano bem elaborado, além de definir claramente todas as características do empreendimento (em nosso caso franquias), faz com que o empreendedor enxergue as oportunidades e falhas de uma maneira mais fácil.

É importante frisar que o plano de negócio não é estático, ele deve ser alterado conforme alterações no ambiente da empresa ou variáveis que não foram levadas em conta na elaboração do mesmo, afinal, não há como se prever tudo. Por isso, é normal que uma alteração ou outra no plano, como por exemplo, no prazo para atingimento de resultados ou a forma como eles serão atingidos, sejam realizadas.

Guia para elaboração do  plano de negócios

Montar um excelente plano pode ser uma tarefa que leva tempo,contudo, a elaboração do mesmo é um passo primordial para a constituição do seu negócio, e que pode evitar problemas futuros.

O Sebrae disponibiliza gratuitamente um manual para a elaboração do seu plano de negócios, abordando todos os aspectos pertinentes ao mesmo de forma fácil e prática, o link é o seguinte: Guia SEBRAE para elaboração do plano de negócios.

Esperamos que tenham gostado do artigo, que teve o intuito de passar para você, empreendedor, a importância do plano de negócios para o estudo de viabilidade da sua franquia, afinal, o planejamento é a base de qualquer negócio de sucesso. Boa sorte!

A importância do plano de negócios
5 (100%) 13 votes